jun06

Primeiras impressões em vídeo: Roku 2 XS

3 Comentarios »Postado por GordoGeek em 06/06/2012 às 17:26h

     Há pouco mais de um mês eu comentei aqui no blog sobre o Roku 2 XS, um media center focado em conteúdo online, muito popular na terra do Tio Sam. Por aqui, ele é praticamente desconhecido e temos motivos de sobre para deixá-lo assim. Eu o recebi há algumas semanas, mas o produto é tão fraco que não me motivou a gastar tempo num review na ocasião.

     Como alguns devem saber, nesses anos de blog eu já testei alguns media center, desde os Xing Ling encontrados no eBay/ Deal Extreme da vida, até os mais conhecidos, como Apple TV, WDTV, Boxee Box, etc. Como eu tinha um amigo vindo dos Estados Unidos, pedi pra ele me trazer o Roku e gastei USD 100 nele. Infelizmente, como vemos no vídeo acima, não foi lá um investimento muito inteligente.

     Para os amigos, esse produto faz muito sentido, porque eles tem mais de 500 canais de conteúdo para o Roku, entre eles: Netflix, Hulu Plus, Amazon Instant Video, Crackle, HDO Go, Epix, etc. Aqui no Brasil, infelizmente, muitos desses conteúdos bacanas não estão disponíveis sequer pra serem baixados na loja online. Claro, se você fizer aquele esqueminhas de VPN/ Proxy, pra deixar o aparelho com IP americano, conseguirá acessar quase tudo. Porém, como ele não aceita sequer configuração manual de IP, tudo deverá ser feito através de um roteador que suporte tal recurso e nem todo mundo terá como fazer isso.

     Quanto ao conteúdo offline, o modelo XS tem entrada para cartão microSD e uma porta USB para pendrive ou HD externo. Assim, dá pra jogar fotos, música e vídeos pra eles. Porém (e esse aparelho tem muitos), não reproduz qualquer tipo de arquivo. Aliás, é super restrito! No caso de vídeos, só suporta mp4 e mkv, ou seja, o popular avi fica de fora. E quantos arquivos nesse formato você tem ae? Provavelmente muitos e ficar convertendo é algo que eu me recuso, especialmente quando tem outros media centers na mesma faixa de preço que leem tudo sem problemas.

     O Roku ainda conta com o app do Plex, onde você pode instalar o aplicativo no seu PC/ Mac e esse fará o streaming do conteúdo pra TV. Eu particularmente não gosto dessas alternativas (#1990Feelings). Atualmente eu tenho um NAS (Time Capsule) que é super econômico no consumo de energia e fica ligado 24 horas por dia servindo os arquivos pra toda a rede. Através do meu iPhone/ iPad/ Mac/ PC/ Galaxy/ Apple TV/ Boxee/ etc eu consigo acesso a tudo de forma bem fácil. E tem um porém: pelo menos nos meus testes, conforme mostro no vídeo, o Plex fez a maior confusão com os nomes de arquivos, capas, etc.

     Como eu dificilmente vou conseguir vender esse aparelho no Mercado Livre, acabei colocando-o no quarto de visitas. Com o mesmo valor, poderia ter pego um Apple TV ou similar. E essa é a minha dica: não compre esse aparelho se você mora no Brasil. Não irá lhe atender e só dará dor de cabeça.

3 Responses to “Primeiras impressões em vídeo: Roku 2 XS”

  1. Muito obrigado pelo Review, eu estava muito animado a comprar, mas graças a você vou evitar esse arrependimento e dores de cabeça.

  2. Luiz Carlos Romeiro disse:

    Valeu muito. Eu estava ansioso para ver uma avaliação do Roku por um usuário qualificado para fazê-lo. Eu já tinha pedido para um amigo trazer um. Já escrevi desistindo.
    Obrigado!

  3. michel disse:

    Obrigado por me fazer escolher outro equipamento.

Leave a Reply

preload preload preload