mai01

Quer usufruir do Netflix? Não compre o Boxee Box.

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 01/05/2012 às 07:13h

     Conforme comentei anteriormente aqui no blog, comprei um D-Link Boxee Box. Hoje eu recebi o produto e gostei de várias coisas nele, mas que foram completamente ocultadas por um enorme problema: não funciona Netflix. O pior de tudo foi o posicionamento por parte da D-Link ao explicar os motivos do não funcionamento. Eu sinceramente não gosto de me relacionar com empresas com esse tipo de postura e penso em devolver o produto.

     Se você der uma rápida procurada no Google pelo Boxee Box, vai ver que existem dezenas de matérias anunciando a chegada do produto e dizendo que o mesmo seria compatível com o Netflix. Na prática, infelizmente isso não acontece, o que motivou inúmeras reclamações contra a D-Link no site ReclameAqui. Pelo que pude notar, a empresa tem entrado em contato com os consumidores e alegando que, por motivos contratuais, não pode habilitar o serviço aqui.

     Como eu já havia antecipado no outro post, o Boxee Box é um minicomputador equipado com uma CPU Intel Atom e roda uma versão modificada do Linux. O usuário final nem fica sabendo disso, pois quando o aparelho inicia, ele cai direto na interface do Boxee. Assim, é de se imaginar que ele rode tudo como num computador. Ao tentar entrar no site da Netflix, ele carrega normal, permite que faça o login, mas ao clicar em qualquer ítem, ele avisa que o dispositivo não é compatível.

     Uma coisa bem bacana que tem no Boxee Box (e que faz falta em muitos media centers) é o recurso de VPN integrada, permitindo que se use um IP internacional no equipamento, ou seja, burlando o sistema de validação de IP de várias serviços. Ao colocar um IP americano no Boxee Box, o app do Netflix fica disponível. Ao se logar, o catálogo americano aparece e é possível visualizá-lo sem problema, mas com todo o conteúdo em inglês. Ao desligar a VPN, o app some.

     Ficou claro pra mim que os brasileiros que compraram o Boxee Box estão sendo impedidos de ter acesso ao Netflix não por motivos técnicos, mas por motivos comerciais. Não sei ao certo o que acontece, mas tendo em visto que várias outros dispositivos (Apple TV, WDTV Live Plus, Smart TVs de diferentes marcas, Xbox, PS3, etc.) tem acesso ao serviço, imagino que a D-Link não tenha aceitado os termos impostos pela Netflix e foi impedida de disponibilizar o acesso, mesmo que essa tenha anunciado que seria compatível, o que fere o código de defesa do consumidor.

     Acredito que caberia ao IDEC, Procon, Ministério Público e outros órgãos de defesa cobrar explicações da D-Link, pois claramente se trata de propaganda enganosa e vem deixando inúmeros compradores do Boxee Box insatisfeitos com essa decisão da empresa. Respeito é bom e a gente gosta.

     Update 25/09/2012 09:49h Com pouco mais de 2 meses de uso, meu Boxee Box parou de funcionar. Mandei pra assistência técnica, passou os 30 dias que a lei determina e nada de arrumarem. Depois de muita reclamação via Twitter, ReclameAqui, etc., combinamos de me devolverem a grana. Ae que vi que a empresa é bem bagunçada. Começaram a me pedir dados que eu já tinha enviado a tempo. Quase 2 meses depois, finalmente recebi o estorno do valor pago.

Leave a Reply

preload preload preload