abr28

Roku: um setup-box barato pra ver vídeos online

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 28/04/2012 às 04:25h

     Nas minhas pesquisas atrás de media centers, acabei esbarrando no Roku, uma caixinha parecida com o Apple TV e que chamou minha atenção. Eu já tinha lido rapidamente sobre o produto em algumas notícias que chegam via feed RSS, mas sequer entrei no site do fabricante pra dar uma consultada. Ontem no entanto eu vi um anúncio no Mercado Livre e intensifiquei as buscas.

     Pra começar, diferente do Apple TV, o Roku tem 4 versões, que vão desde USD 49 a USD 99. A diferença básica entre as versões é que a mais simples não possui porta USB e ethernet, além de não reproduzir conteúdo em fullHD. Já a mais cara, que custa o mesmo valor do Apple TV, roda vídeos fullHD, tem conexão pra rede cabeada, além de portas microSD e USB. Uma coisa bacana dessa versão é que o controle remoto é dotado de uma tecnologia similar a dos controles do Nintendo Wii e possibilita, por exemplo, jogar Angry Birds na TV através do Roku.

     O Apple TV é um produto bem focado em conteúdo online, seja através da própria loja da Apple ou de parceiros, como a Netflix, Youtube, Vimeo, etc. Porém, esses parceiros são bem restritos e não vejo muita esperança que isso melhore no curto e médio prazo. Já o Roku conta com mais de 450 “canais parceiros”, que são fontes de conteúdo para se ver online na caixinha. Entre eles, destaco o Netflix, Hulu Plus, Amazon Prime, Crackle, Epix, Rdio e Pandora.

     Apesar de deixar claro que a proposta do aparelho são vídeos online, existe ainda a possibilidade de se rodar vídeos num pendrive, apesar dele só reproduzir .mp4 e .mkv. Eu ainda estou na dúvida se ele consegue puxar conteúdo armazenado na rede, através de um NAS ou servidor, seja nativamente ou através de algum aplicativo extra. Infelizmente não consegui localizar essa informação.

     Caso esteja nos Estados Unidos e queira comprar um Roku, você não vai conseguir achá-lo facilmente em lojas. A venda é feita apenas online e tem frete grátis. Ah, eles também tem uma política de satisfação de 30 dias, ou seja, se você comprar e não gostar, pode devolvê-lo dentro desse prazo. Eu já pedi pra um contato me trazer uma e assim que chegar, farei um review.

One Response to “Roku: um setup-box barato pra ver vídeos online”

  1. sophia disse:

    o roku funciona numa dtv?

Leave a Reply

preload preload preload