dez01

Artigo 03 – Exercícios de Revisão

4 Comentarios »Postado por Pierre Freire em 01/12/2008 às 21:25h

Neste novo artigo da série iremos apenas fazer uma revisão do que fizemos até o momento, para os programadores que conhecem C, até o momento nenhuma novidade a não ser o uso da diretiva #import ao invés do #include, vamos fazer esta revisão e nos preparar para no próximo post entrarmos em orientação a objetos com objective-c, vamos nessa…

Leitura recomendada:

Posts anteriores da série:

Desenvolvimento de sistemas para o mundo Apple
Configurando um ambiente de desenvolvimento para iPod, iPhone e Mac
Objective-c 01 – Conceitos iniciais e primeira aplicação via console de texto
Objective-c 02 – Primeira aplicação compilada via XCode

Objetivo: Revisar alguns conceitos dos primeiros posts

Nos dois primeiros artigos, criamos uma aplicação básica e compilamos na linha de comando editando o texto com o VIM e usando a IDE XCode via interface gráfica. Em relação a edição ficará a criterio de cada um, seja usando o Vim, XCode ou outro editor que se sentir mais confortavel.

A fim de fixar o aprendizado irei colocar alguns programas pequenos para analisarmos.

# Para compilar no terminal

macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ gcc program2.m -o program2 -lobjc

# Executar o programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program2
Primeira linha
Segunda linha

Entendendo o programa

Esta linha permite usar as funções da biblioteca stdio.h, no caso a função printf
#import  “<stdio.h>”

As linhas precedidas pelo simbolo / são comentários e portanto ignoradas pelo compilador
// Desenvolvido por Pierre Freire
// E-mail: [email protected]
// Versao: 0.01
// Nome: program2.m

Esta linha demarca o inicio da função main que coloca o programa em funcionamento

O int no inicio é um contrato onde a função se compromete a retornar um valor inteiro.
ela é chamada com dois parametros:  o primeiro é o número de argumentos que serão passados
via linha de comando e o outro quais são estes parametros ( veremos mais adiante )
int main (int argc,const char *argv[])

As chaves delimitam o corpo do program.
{}

A função printf imprime a string entre aspas, o \n é um caractere de controle que indica uma quebra de linha, ou seja no exemplo a string “Segunda linha, sera impressa na outra linha, por causa do \n.
printf(“Primeira linha\n”);
printf(“Segunda linha\n”);

Finaliza o programa retornando o inteiro prometido no inicio da funcao main o 0 é um código que o programa retorna geralmente para informar que ele terminou com sucesso.
return 0

# Compilar o programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ gcc program3.m -o program3 -lobjc

# Resultado do programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program3
26

#Novidades
A novidade nesta linha é que a função printf agora tem dois argumentos ( parametros ), o primeiro dentro da string temos o caractere de controle %i que indica que o proximo argumento a ser impresso é um inteiro e o \n que todos já conhecem né, para ele saltar para a próxima linha.
printf(“%i\n”,22+4);

# Compilar o programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ gcc program4.m -o program4 -lobjc

# Resultado do programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program4
Media calculada –> 8.500000

# Novidades
Neste programa a novidade que usamos variaveis pela primeira vez, criamos 3 variaveis do tipo float, este tipo permite que a variavel guarde valores que tenham casas decimais como 8.5 por exemplo. eles foram declaradas e inicializadas com um valor fixo cada uma.
A media foi armazenada baseada no valor de nota1 e nota2.
A Linha printf agora mudou um pouco no primeiro argumento imprimos a string:
Media calculada —> e informamos que o segundo parametro a ser impresso seria do tipo float com o caractere de controlo %f e o\n para saltar para próxima linha.

Existem mais detalhes a serem vistos em relação a variaveis e outros aspectos, o principal objetivo deste exercicio é fixar a aprendizagem com a edição dos códigos e uso do compilador.

No próximo artigo falaremos um pouco sobre orientacao a objeto e daremos os primeiros exemplos de uso no objective-c.

Observações: Os programas em objective-c devem ter a extensao .m

Enquanto isso, estudem e continuem mandando e-mail para trocarmos informações.

Abraços.
PS: Para quem não conhece orientação a objetos é recomendável começar a ler sobre o assunto, porque iremos precisar deste requisito na próxima aula.

Leave a Reply

preload preload preload