nov30

Sincronizando o iPhone em VÁRIOS computadores

4 Comentarios »Postado por GordoGeek em 30/11/2009 às 01:46h

     Uma das coisas mais chatas que tem nos iTrecos (iPhone/ iPod Touch ou iPod Classic) é o fato da Apple achar que todos os seus clientes são bandidos e que vão sair por ae copiando músicas para outros computadores. Numa tentativa de evitar isso, ela acaba “amarrando” seus iTrecos à apenas um computador, seja ele Mac ou PC. Se você tem um desktop e um notebook, já deve imaginar o quanto isso é chato e limitado. Mas existem algumas técnicas para contornar esse problema (#ChupaApple).

     A primeira técnica e que já tentei usar no passado, envolve a mudança de alguns arquivos no iTunes. Nessa técnica, você tinha que pegar alguns arquivos do iTunes, jogar num editor e fazer algumas alterações. Já vi a explicação disso em vários sites internacionais, mas o pessoal do MacMagazine acabou fazendo uma bela adaptação ao português, inclusive com fotos. O lado ruim dessa primeira técnica de sincronia é que só funciona se você ativar o gerenciamento manual das músicas em seu iTreco, ou seja, toda a beleza e facilidade dos gadget Apple + iTunes vão pro lixo. Você acaba perdendo um iTreco e ganhando um MPX genérico, tendo que arrastar e soltar o conteúdo pro seu iTreco. Por esse motivo, eu não usei essa técnica.

     A segunda técnica eu acabei descobrindo na tentativa e erro. Ontem eu tive um problema com meu computador e acabei tendo que formatá-lo. Minha maior preocupação sempre é com o iTunes, pois como a Apple não põe uma rotina fácil de backup/ restore em seu programa, fica tudo muito complicado e amador. Você até pode exportar as músicas/ vídeos/ podcast, gerando um arquivo XML que será lido no restore, mas as Apps e listas ficam de fora, além de você perder o identificador do iTreco e na hora que for sincronizar, o iTunes vai acusar que seu gadget está vinculado a outro computador e ae vai tudo pro lixo, lhe obrigando a dar um sincronismo do zero. Em virtude disso, eu acabei pegando os arquivos da antiga instalação e tentei simplesmente jogá-los por cima da nova e pro meu espanto, funcionou perfeitamente. A coisa mais estranha é que já tinha tentado fazer isso no passado e não havia funcionado. Quando o iTunes percebia a gambiarra, ele simplesmente mandava criar um novo perfil, como se fosse a primeira vez que você estivesse abrindo o programa. Aliás, a versão do meu iTunes é a 9.0.2.25.

     Caso você queira fazer esse mesmo esquema ae e liberar seu iTreco para a sincronia em mais de um computador, saiba que a forma mais simples é usando o mesmo sistema operacional, no meu caso, foi feito de Windows XP para XP e com a versão do iTunes exatamente igual. Porém, como minhas outras máquinas rodam Windows 7 (e outras ainda MacOS), tive que fazer algo parecido com a primeira técnica e editar os arquivos do iTunes, alterando os caminhos de localização do programa, visto que a estrutura de arquivos e diretórios do Windows XP para o 7, mudou bastante. A mesma dica vale se você está mudando de Windows para Mac. Contudo, ainda não testei até o momento (estava tão empolgado que decidi correr pra documentar e compartilhar o feito com vocês).

     Existem basicamente 2 diretórios principais onde ficam os arquivos do iTunes. Em um deles, fica o arquivo iTunesPrefs.xml e no outro, os arquivos da biblioteca. Abaixo, segue a estrutura de como estava no meu XP e no Windows 7. Atente para o fato que no seu pode estar diferente, especialmente o nome de usuário:

iTunesPrefs.xml no XP => C:\Documents and Settings\Admin\Application Data\Apple Computer\iTunes
iTunesPrefs.xml no W7 => C:\Users\Admin\AppData\Local\Apple Computer\iTunes

Library do iTunes no XP => C:\Documents and Settings\Admin\My Documents\My Music\iTunes
Library do iTunes no W7 => C:\Users\Admin\Music\iTunes

     Uma vez que você já sabe que arquivos são importantes, não vá fazer a grande cagada de começar a editá-los nos diretórios padrões! Tire cópia dos arquivos e nessas cópias, edite o arquivo iTunes Music Library.xml em seu editor favorito, pedindo pra alterar tudo o que for do caminho antigo, para o caminho novo. Uma vez que você fez isso, basta jogar esses arquivos em cima dos antigos (na segunda máquina), que irá sincronizar seu iTreco.

     Como eu fiz essa técnica em 3 computadores, notei algumas coisas interessantes. A primeira é que vai dar um erro dizendo que vai reportar a Apple e blablabla. Diga pra não enviar nada e tudo vai seguir normalmente. A segunda coisa é que quando você mandar sincronizar seu iTrecos, o iTunes do novo computador vai alertar que sua conta da iTunes Store deverá ser autorizada naquele computador, liberando assim as músicas com DRM e as Apps. Lembrando que você pode autorizar até 5 computadores, ou seja, em tese, você pode fazer essa técnica em até 5 computadores, o que considero um bom número e vai resolver seu problema de sincronia, não é mesmo?

     Uma vez que você enganou o iTunes e esteja com a biblioteca exatamente igual, agora sua próxima missão é manter isso sempre atualizado. Mas, como fazer isso? Nesse ponto, agradeça a Apple, pois com o compartilhamento familiar (vídeo acima), você vai conseguir manter tudo sincronizado de maneira fácil e eficiente.

     Importante: Os vídeos desse post foram todos feitos no iPhone 3GS e enviados diretamente para o Twitter. Desculpe-me pela qualidade, mas a intenção era fazer algo rápido.

     Update 13/12/2009 15:09 => Aproveitando que troquei o HD do MacBook, fiz esse procedimento do post, apenas trocando o caminho dos arquivos e deu tudo certo. Estou muito satisfeito!

preload preload preload