mai07

Sobrescrever: um perigo oculto no MacOS

7 Comentarios »Postado por GordoGeek em 07/05/2011 às 01:53h

     Recentemente eu fiz algumas mudanças no ambiente de casa. Após um upgrade de memória e disco no Mac mini, peguei-o como máquina de trabalho, em substituição a um desktop Dell, que foi pra servidor. Com isso, peguei vários HDs que tinha e coloquei tudo no Dell, ficando com quase 6TB de espaço na rede.

     Agora a pouco eu estava colocando ordem na bagunça gerada por tanto espaço. Decidi deixar um HD só pra filmes, outro pra seriados e música, um terceiro pro monitoramento de casa e o último para o sistema operacional e meus documentos. Porém, até chegar nesse ambiente ideal, estou tendo que ficar movendo arquivos de um lado pro outro, seguindo tal estratégia.

     Em um desses HDs, dedicado a filmes, eu separo nas seguintes pastas: sem legendas, inéditos e vistos. Pois bem, eu achei alguns filmes antigos num outro HD e ao mandar mover pro HD que eles irão ficar, o MacOS me alertou: “Já existe uma pasta chamada filmes pra onde você indicou. Quer sobrescrevê-la?”. Acostumado a essa mensagem no Windows, mandei bala. Ao final da cópia, fui lá ver como ficou e quase cai duro: todos os arquivos que ali estavam, sumiram!

     Se levarmos em conta o alerta do MacOS ao pé da letra, ele está correto. Ele me perguntou se eu desejava sobrescrever e eu disse que sim. Pra quem é usuário de Windows há decadas, essa mensagem é algo comum, mas o comportamento é diferente. Ao invés dele apagar a pasta antiga pra dar origem a nova, ele mescla o conteúdo delas. Pro meu azar, era isso que eu queria que o MacOS tivesse feito, mas ele agiu ao pé da letra e sumiu com 1TB de conteúdo que eu tinha.

     O pior é que, minutos depois, me lembrei que eu já tinha ouvido falar sobre isso no podcast Hora do Mac. Pra você que é novo no Mac ou se nem é tão novo assim (como eu, que já tem 4 anos de estrada), mas nunca percebeu isso, fique muito esperto, pois isso pode te trazer enormes dores de cabeça.

Leave a Reply

preload preload preload