jun24

Testes com cartões microSD comprados no Mercado Livre

2 Comentarios »Postado por GordoGeek em 24/06/2014 às 11:46h

     Muitas pessoas me perguntam se vale a pena comprar cartões microSD no Mercado Livre e estou chegando a conclusão que a resposta padrão deve ser não, independente do vendedor. Já comprei de vários, todos com qualificações muito boas, mas os produtos “parecem” muito suspeitos.

     Primeiramente, o modo que os vendedores enviam os cartões é pra lá de curioso. Não vem embalagem original, conforme eu mostrei nesse outro vídeo. A maioria dos vendedores alega que os produtos são versões OEM, ou seja, não vem embalagem mesmo. Porém, mesmo que eu aceite isso, por que não colocar o produto de forma mais cuidadosa, evitando que seja danificado no transporte?

     Muitos vendedores colam os adesivos de garantia bem em cima dos números de identificação da SanDisk, impedindo que o cliente valide no site da empresa se realmente são originais. Descuido ou má fé? Não dá pra afirmar, mas dá pra desconfiar.

     Mesmo que os cartões sejam de fato originais, como saber se eles tem realmente a capacidade ou velocidade anunciados? Já vi muitos casos (principalmente na 25. de Março e Santa Efigênia) que as pessoas compram os cartões como sendo X (ex.: 64GB classe 10), o computador mostra como se fosse o valor comprado, mas na prática é menor. Ou seja, quando se começa a usar, o cartão sobrescreve os dados mais antigos, fazendo um 32GB parecer ser 64GB. E a velocidade de acesso? Será que não estão vendendo classe 2 como classe 10?

     Eu fiz uma reclamação no Mercado Livre, já que um dos cartões veio com defeito e o vendedor disse pra eu enviar o produto para análise. Ou seja, eu vou ter que pagar novamente o frete de ida e volta, ficar dias (ou semanas) sem o produto e ainda contar com a boa vontade dele pra trocar. Compensa correr esses riscos?

Leave a Reply

preload preload preload