out10

Trillian: Amor e Ódio

Sem Comentarios »Postado por GordoGeek em 10/10/2008 às 14:22h

“Poxa, 2 posts seguidos ‘falando mal’ de software.. Esse cara deve tá com falta de s… e de mal humor”. Esse provavelmente deve ser o pensamento de muitos de vocês ao verem 2 posts seguidos onde eu comento sobre alguns softwares que uso diariamente. Contudo, na verdade são post pouco autruistas, onde eu tento encontrar a solução para meus problemas, rs.

Dessa vez eu vou meter o cac… no Trillian, um comunicador instantâneo da Cerulean Studios que uso já deve ter uns 2 anos e que está me gerando cada vez mais problemas, principalmente com travamentos e lentidão. A esse ponto, muitos podem achar que minha máquina não está dando conta, mas acredito que não, pois é um Dell Optiplex 740, AMD 64 X2. Não é um top de linha e nem esta na moda (como os Quad Core), mas creio que dê conta do recado sim.

Assim como eu nunca fui com a cara do Internet Explorer, também nunca fui com a cara do MSN Messenger. Isso porque acho o programa extremamente poluído e cheio de ‘frufru’ que atrapalham minha comunicação. Antigamente eu usava um software chamado Miranda, que era bem leve e suportava múltiplos protocolos (ICQ, AIM, MSN, Jabber, etc.) e também tinha plugins bem bacanas. Mas depois de algum tempos, os problemas foram acontecendo, principalmente com o uso de Plugins e me recomendaram o Trillian.

O Trillian tem uma versão básica, na qual você não pode criar perfis, o que pra mim, não resolve. Assim sendo, passei o cartão de crédito (plin, pling) e resolvi comprar a versão Pro. Aliás, sempre gosto de pagar por softwares, pois como desenvolvedor, sei o quanto a pirataria atrapalha nossa vida. Mas, infelizmente, tem softwares que não merecem, rs.. Vide várias aplicações inúteis que estão disponíveis na iTunes Store.

Não sei se acontece só comigo, mas pelo que andei conversando com o Rodrigo, ele também é empresário e se dedica a várias atividades. No meu caso, eu gosto de separar as empresas por domínios, mantendo sites, emails e MSN distintos. Sei que alguns podem achar isso frescura, mas creio que quanto mais organizados somos, mais produtivos ficamos. Nesse caso, o Trillian pra mim foi uma mão na roda pois eu criei um perfil para cada empresa e ficou tudo no mesmo programa, super bem organizado. Inclusive, tenho por hábito, assim que adiciono um contato, trocar o apelido padrão dele, pois muitas vezes as pessoas escolhem nicks pouco apropriados. Assim, eu troco de imediato para $Empresa – $Nome, e coloco num grupo específico, geralmente separados pelo servidor ou aplicação que o cliente utiliza.

Já instalei o Trillian em vários computadores e notei que o ‘problema’ se manifesta quando criamos mais de um perfil, ou seja, justamente o motivo pelo qual eu optei por usar o programa. Inicialmente, quando ligamos o programa, ele demora cerca de 3 minutos para estabelecer as conexões e listar os contatos e grupos. ‘Poxa Whinston, mas você é chato hein! Tá reclamando que o programa demora pra ligar?’ Antes fosse só isso.. Minha maior reclamação atualmente é que muitas vezes eu clico para responder uma mensagem e demora até 10 segundos pra caixa de texto com a mensagem aparecer na tela. Agora imaginem você conversando com várias pessoas ao mesmo tempo e o programa demorando 10 segundos pra abrir cada caixa de texto com a mensagem.. Você perde completamente a linha de raciocínio e isso vai irritando ao longo do dia.

Caso algum leitor faça uso do Trillian e tenha alguma dica ou depoimento a dar, deixa um comentário que será bastante útil.

Leave a Reply

preload preload preload