abr14

Tweetbot: o cliente de Twitter queridinho da vez

9 Comentarios »Postado por GordoGeek em 14/04/2011 às 02:39h

     Existem dezenas (senão centenas) de clientes de Twitter para iOS e de tempos em tempos, algum cai nas graças do pessoal. Dessa vez, parece que o queridinho atende pelo nome e Tweetbot e foi lançado a pouco por USD 1.99 na App Store.

     Eu conheci o aplicativo por indicação do @MacMasi, mas pouco tempo depois, começaram a pipocar avaliações muito positivas do aplicativo em vários sites do mundo da Maçã. Acabei comprando pra ver qual era a do bicho.

     A primeira impressão que tive é que parecia o cliente oficial do Twitter, mas com uma “skin” diferente. Várias características bacanas, presentes no Twitter for iPhone, como puxar a timeline pra baixo para atualizar, estão presentes no Tweetbot. E por mais incrível que possa parecer, mais bem implementada. Bonitona mesmo!

     Acredito que uma minoria dos usuários tenha mais de uma conta, mas existe o suporte no aplicativo. Também dá pra incluir mais de um anexo por tweet, o que eu vejo como ponto positivo, pois nem todos permitem isso. Outras coisas típicas, como configurar o tamanho da fonte (apenas 3 níveis, o que achei ruim), se a exibição dos nomes será pelo usuário ou pelo nome real da pessoa, qual encurtador de URL usar, o serviço de fotos, o de vídeos e também a integração com Instapaper ou Read It Later.

     Dentre as coisas que gostei está o fato de poder configurar 3 toques na tela pra responder a um tweet. Quando se clica num tweet, desce uma barrinha pra reply (individual e para todos), retweet (nativo e comentado), favoritar, acompanhar o histórico de uma conversa e outros (copiar o link do tweet, copiar o conteúdo do tweet, enviar o tweet por email ou traduzir). Essas coisas sem dúvida agilizam no dia-a-dia. Outra coisa bacana que vi foram as listas, que tem um acesso rápido, sem precisar ficar clicando em mil botões e entrando em níveis diferentes.

     Agora vamos as coisas chatas: talvez a principal seja a falta de uma versão universal, ou seja, vai rolar no iPad, mas só naquele modo de compatibilidade, em tela pequena. Outra coisa besta, mas que vai me impedir de usar o aplicativo é que o cliente oficial (que uso atualmente), permite visualizar uns 6 tweets por tela (na fonte que uso) e apesar do Tweetbot permitir configurar a fonte, o tamanho mínimo ainda acho grande e ficam apenas 4 tweets por tela. Claro, isso é gosto pessoal e posso me acostumar com algumas horas de uso, mas pesou contra para adesão imediata.

Leave a Reply

preload preload preload