fev19

Um pequeno desabafo pela falta de um iTunes para Android

13 Comentarios »Postado por GordoGeek em 19/02/2015 às 18:15h

     O iTunes é um dos softwares mais polêmicos da Apple. Tem gente que ama e tem gente que odeia. Mas, a maioria, reconhece que ele é ultrapassado e lento. Porém, mesmo com todos esses “defeitos”, eu sinto falta de uma versão similar do Google para os aparelhos Android, seja qual fosse o modelo/ fabricante dele. Poderia até ser polêmico igual ao da Apple. Eu não ligo. Apenas quero algo.


Chukcha / Shutterstock.com

     Recentemente a Motorola lançou o update com o Android 5 para vários aparelhos da sua linha de smartphones. Curioso o fato de que aparelhos de entrada (como o Moto G) receberam o update antes do topo de linha (Moto Maxx). Mas isso não vem muito ao caso agora, apesar de me irritar bastante. Isso seria algo que jamais a Apple faria. É como dizer pro seu cliente que pagou mais caro: “você é menos importante do que aquele cliente que pagou 1/4 por um produto ‘inferior'”.

     Eu tenho um Motorola Moto X 2014 (assim com o 2013) e um Moto Maxx. Em ambos os casos, eu recebi o update e notei que o aparelho ficou extremamente pior com a nova versão do Android, deixando os aparelhos com lags insuportáveis, coisa que eu só via em aparelhos da Samsung. Aliás, justamente por isso abandonei a Samsung/ Sony/ LG e estava priorizando a Motorola.

     Depois de muito procurar em fóruns (e receber feedbacks no Twitter), acabei tendo que “formatar” ambos os aparelhos, perdendo tudo que eu tinha e começando uma vida do zero. E lá se vão horas e horas baixando apps, configurando, ligando pra banco pra acertar token, tendo que ir até a agência em outros, etc. Ou seja: tempo (dinheiro/ paz) perdido. Se houvesse uma ferramenta como o iTunes, que fizesse um backup completo do aparelho, tudo seria muito mais simples.

     Fiz esse post por duas principais razões: primeiro dar uma leve puxada de orelha na Motorola, tanto pela “demora” no lançamento do Android 5 pro Moto Maxx, tanto pela enorme perde de desempenho do Moto X e Moto Maxx após o procedimento. Segundo, dar uma nova puxada de orelha na Google, que apesar de achar que tudo é nuvem, a realidade da enorme maioria dos seus consumidores é outra, que usam conexões lentas e precisam de algo como o iTunes urgentemente.

     Em tempo: eu sei que existem várias ferramentas de backup para o Android. Algumas, até fornecidas por fabricantes, como a Samsung. Mas vamos lá. As de fabricante, male mal conseguem fazer um backup de fotos e vídeos. A de terceiros, algumas pedem root, que é algo que nem 1% dos usuários tem e isso viola a garantia. Sei também que tem ferramentas que não exigem root, mas são mais limitadas e claro, funcionam só em alguns poucos aparelhos. Ou seja, reafirmo: precisamos de um iTunes para Android pra ontem!

Leave a Reply

preload preload preload