fev19

Um pequeno desabafo pela falta de um iTunes para Android

13 Comentarios »Postado por GordoGeek em 19/02/2015 às 18:15h

     O iTunes é um dos softwares mais polêmicos da Apple. Tem gente que ama e tem gente que odeia. Mas, a maioria, reconhece que ele é ultrapassado e lento. Porém, mesmo com todos esses “defeitos”, eu sinto falta de uma versão similar do Google para os aparelhos Android, seja qual fosse o modelo/ fabricante dele. Poderia até ser polêmico igual ao da Apple. Eu não ligo. Apenas quero algo.


Chukcha / Shutterstock.com

     Recentemente a Motorola lançou o update com o Android 5 para vários aparelhos da sua linha de smartphones. Curioso o fato de que aparelhos de entrada (como o Moto G) receberam o update antes do topo de linha (Moto Maxx). Mas isso não vem muito ao caso agora, apesar de me irritar bastante. Isso seria algo que jamais a Apple faria. É como dizer pro seu cliente que pagou mais caro: “você é menos importante do que aquele cliente que pagou 1/4 por um produto ‘inferior’”.

     Eu tenho um Motorola Moto X 2014 (assim com o 2013) e um Moto Maxx. Em ambos os casos, eu recebi o update e notei que o aparelho ficou extremamente pior com a nova versão do Android, deixando os aparelhos com lags insuportáveis, coisa que eu só via em aparelhos da Samsung. Aliás, justamente por isso abandonei a Samsung/ Sony/ LG e estava priorizando a Motorola.

     Depois de muito procurar em fóruns (e receber feedbacks no Twitter), acabei tendo que “formatar” ambos os aparelhos, perdendo tudo que eu tinha e começando uma vida do zero. E lá se vão horas e horas baixando apps, configurando, ligando pra banco pra acertar token, tendo que ir até a agência em outros, etc. Ou seja: tempo (dinheiro/ paz) perdido. Se houvesse uma ferramenta como o iTunes, que fizesse um backup completo do aparelho, tudo seria muito mais simples.

     Fiz esse post por duas principais razões: primeiro dar uma leve puxada de orelha na Motorola, tanto pela “demora” no lançamento do Android 5 pro Moto Maxx, tanto pela enorme perde de desempenho do Moto X e Moto Maxx após o procedimento. Segundo, dar uma nova puxada de orelha na Google, que apesar de achar que tudo é nuvem, a realidade da enorme maioria dos seus consumidores é outra, que usam conexões lentas e precisam de algo como o iTunes urgentemente.

     Em tempo: eu sei que existem várias ferramentas de backup para o Android. Algumas, até fornecidas por fabricantes, como a Samsung. Mas vamos lá. As de fabricante, male mal conseguem fazer um backup de fotos e vídeos. A de terceiros, algumas pedem root, que é algo que nem 1% dos usuários tem e isso viola a garantia. Sei também que tem ferramentas que não exigem root, mas são mais limitadas e claro, funcionam só em alguns poucos aparelhos. Ou seja, reafirmo: precisamos de um iTunes para Android pra ontem!

13 Responses to “Um pequeno desabafo pela falta de um iTunes para Android”

  1. luciano hoffmann disse:

    Tudo fica vinculado a sua conta do google, apps, fotos, arquivos, livros, historicos de navegação, etc. Até configurações de wifi. Basta configurar a sua conta que o dispositivo se auto configura. Para que ter que retroceder e precisar de um software como o itunes instalado em um pc?

    • GordoGeek disse:

      Luciano, em primeiro lugar, nem todo mundo tem uma conexão de banda larga. Especialmente quem optou pelo Android. Essa na é a realidade no Brasil, Índia e países emergentes onde o Android domina. Muitas pessoas tem conexões até 1mbps. Você já experimentou baixar 16GB de apps com 1mbps? Não é nada bacana. Seria muito mais produtivo ter isso no PC e poder restaurar quando quiser. Segundo é que, mesmo colocando a conta Google e baixando tudo de novo, eles não vão se configurar de novo. Ou seja, você vai ter que acertar, app por app, do jeito que era antes. Se isso não te incomoda, acredito que você seja minoria, já que vejo muita gente xingando o Google por causa disso. Aliás, no Twitter mesmo, em resposta a esse texto que escrevi, vi gente dizendo: “isso foi um dos principais motivos deu ter vendido meu Android e voltado pro iPhone”.

  2. Luis Cesar disse:

    Tive que fazer isso recentemente no meu MX 2014 e vi o quanto isso é chato. Levei quase duas horas preso em casa pra poder o backup baixar todos os meus apps de volta no aparelho. Sem contar que aquele monte de apps da Amazon que eu tinha, dependia da reinstalação do apk da loja pra logo em seguida baixá-los manualmente. Pelo menos a opção de poder baixar um software pra gerenciamento ajudaria bastante.

  3. Alex disse:

    Tem o proprio ADB BACKUP, que nao precisa de root e vc faz backup de tudo, o unico “problema” é q vc precisa do ADB e é via linha de comando.

    adb backup [-f ] [-apk|-noapk] [-obb|-noobb] [-shared|-noshared] [-all] [-system|-nosystem] []
    – write an archive of the device’s data to .
    If no -f option is supplied then the data is written
    to “backup.ab” in the current directory.
    (-apk|-noapk enable/disable backup of the .apks themselves
    in the archive; the default is noapk.)
    (-obb|-noobb enable/disable backup of any installed apk expansion
    (aka .obb) files associated with each application; the default
    is noobb.)
    (-shared|-noshared enable/disable backup of the device’s
    shared storage / SD card contents; the default is noshared.)
    (-all means to back up all installed applications)
    (-system|-nosystem toggles whether -all automatically includes
    system applications; the default is to include system apps)
    ( is the list of applications to be backed up. If
    the -all or -shared flags are passed, then the package
    list is optional. Applications explicitly given on the
    command line will be included even if -nosystem would
    ordinarily cause them to be omitted.)

  4. Outra coisa, eu tenho uma ROM instalada o que me obriga usar backup de terceiros, e mesmo com root não faz backup completo, não sei se é pq são tantos apps e alguns atualizam tanto que o app de backup não dá conta de acompanhar, mas várias vezes fiquei na mão como o GG descreveu, tendo que acertar app por app td dinovo.
    Mas aí eu questiono: será que um backup do google pra pc não daria o mesmo bug por não acompahar tantas atualizações dos apps?

  5. masabueno disse:

    Sério que ao formatar um iphone eu não perco as configurações dos apps? Eu tive que ativar novamente meu whatsapp (tanto no iphone como no nexus, os grupos permanecem lá), tive que fazer um novo código de acesso para os bancos, muitos apps tive que logar novamente… A boa diferença, pra mim, está mesmo na velocidade deste backup via pc ao invés de wifi, apesar de em casa ser muito boa, no trabalho foi horrível baixar todos os apps e as configurações da minha conta no wifi.
    Detalhe 1: tenho um nexus 5 com o lollipop 5.0.1.
    Detalhe 2: restaurei ele pois, apenas com os apps, sem vídeos, fotos, músicas, áudio, podcast, etc, estava com um espaço bastante limitado. E 16GB é muito pouco.
    Detalhe 3: engraçado, pelo sim pelo não, que ele ficou mais lento agora, depois de restaurado. Acredito, porém, que a causa seja outra que não armazenamento ou, deuzolive, vírus, será? Toda vez que saio dos apps para a home, demora alguns poucos segundos para os ícones da home aparecerem. Parece pouco, mas é chato pois isso não ocorria e android puro é para ser fluído, correto? Acho que tem mais a ver com os pequenos bugs que têm ocorrido com o Lollipop 5 (e derivados) que devem ser sanados no 5.1. Esperando ansiosamente!!!!!

  6. O negócio é que quem nunca precisou do iTunes pra fazer isso, acha que é dispensável. E tem gente que fala que não precisa, que volta o backup em 10 minutos! MENTIRA! 10 minutos nem os apps do Google são instalados/atualizados. E que fala que os fabricantes do android tem programas parecidos, bem… posso afirmar pelo Kies, da Samsung. Não serve pra nada!!!!

  7. E outro, no iOS tudo, tudo mesmo, fica no iCloud, quem quieser pode voltar tudo pela nuvem. Mas quem é louco? A solução mais simples, mais fácil e muito mais rápida está ali, bem a mão.

  8. Morgan Oi disse:

    use iPhone e seja mais feliz. aliás, depois do iPhone passei a usar computador Apple. é outra vida. o aparelho está aí para te servir, e não o contrário. hardware, software, comprometimento da empresa com cliente, tudo é melhor. quem usa Apple dificilmente volta para outras marcas

  9. Luis Cesar Lima disse:

    Concordo com o que vc fala… Mas gracas a deus faco parte desse 1% com root, e uso o titanium backup… a navegabilade é bem ruim, mas depois que se aprende é indispensavel…

  10. Welington Souza disse:

    Eu concordo 100% com você! Essa falta de ferramenta para um backup (realmente completo) local é uma grande mancada… Imagino quando tenho que zerar o celular porque o pior é não guardar a configuração, login’s e etc… Quando o app tem sincronização na nuvem menos mal, mas muitos não têm. E tem outra, uso a conta Google como backup e muitas vezes ao restaurar não voltam todos os apps…

Leave a Reply

preload preload preload