jul02

Use seu iPad como segundo monitor

15 Comentarios »Postado por em 02/07/2011 às 00:02h

Acredito que a tecnologia não tem sentido se não for voltada para nos auxiliar em nossas tarefas diárias. Isso implica em acelerar o que é lento, facilitar o que é dificil e economizar no que é caro.

Só quem já usou um computador com dois monitores sabe a ajuda que isso proporciona. O ganho de produtividade é imenso. Se você for um usuário comum com tarefas orientadas, por exemplo, ao uso do e-mail pode deixa-lo aberto em um dos monitores enquanto realiza outras tarefas no outro. Se for um programador, pode deixar o código aberto ou o programa executando em um dos monitores enquanto lê o log de saída no segundo, o que representa uma grande ajuda para debugar seu algoritmo.

O maior vilão da produtividade é a perda de contexto. Ficar alternando janelas faz com que seu cerebro perca tempo tendo de processar as operações necessárias para efetuar a mudança (atalhos no teclado e localizar a janela no meio de todas as outras), ter de se reacostumar com a nova interface do outro programa e depois repetir tudo isso para voltar ao programa principal. Todo esse trabalho faz com que tempo seja gasto com uma atividade não relacionada a seu trabalho e seu foco fique comprometido.

Um segundo monitor pode solucionar esse problema. Ele lhe da um espaço muito maior para distribuir as janelas e melhorar sua performance no trabalho diário. Ao invés de perder tempo tendo de buscar a janela desejada no meio de várias outras, basta mover um pouco os olhos. Com isso, lidar com várias janelas deixa de ser completamente virtual (e não trivial para nós, seres biológicos) e passa a ser equivalente a procurar coisas sobre uma mesa. Já está tudo lá aberto para quem quiser ver.

Contudo, o problema é óbvio. Ter um segundo monitor implica em gastos. As vezes apenas em algumas centenas de reais em outro aparelho, as vezes também em ter de comprar uma segunda placa gráfica. Passei por isso a poucas semanas. O monitor do meu desktop morreu e chegou a hora de procurar por um substituto. Durante vários dias considerei comprar dois monitores menores, de 19” provavelmente. Papo vai, papo vem, fiz as contas e vi que não compensaria. Sairia muito mais caro do que eu gostaria e não tenho motivos para usar esses dois aparelhos com uma frequencia grande o suficiente para justificar esse gasto.

Apesar disso, o universo veio com a solução. Graças a Avatron temos o Air Display. Ele é um aplicativo para iOS que permite utilizar o dispositivo como um segundo monitor através da rede Wifi de sua residência.

Tudo é muito simples. Você instala um aplicativo que serve como host em sua máquina, abre o Air Display em seu iGadget e pronto. Uma vez que os dois estejam na mesma rede, sua máquina já identifica o dispositivo como um segundo monitor. Tudo muito simples e fácil.

Meu iPad é de primeira geração, então noto que a taxa de atualização da imagem não é tão rápida como de um monitor real. Ainda assim é plenamente possível assistir vídeos e usa-lo no dia-a-dia perfeitamente. É uma solução limpa, barata e muito interessante para todos que, assim como eu, gostariam de ter suas máquinas rodando com duas telas mas não estão dispostos a pagar muito caro nisso.

Além de servir como segundo monitor, usar o iPad dessa maneira trás vantagens que dificilmente conseguiriamos com soluções convencionais. A Avatron aproveitou não apenas o tamanho do iPad mas também sua tela touch screen. O toque na tela do gadget é repassado ao sistema como um click do mouse. Muito util para artistas e profissionais que possam vir a precisar de uma precisão que nem o próprio mouse tem.

O custo disso tudo? Considerando que você já tenha seu iGadget, apenas U$9,99 pelo app para iOS. Só isso e você poderá contar com todos as vantagens de um segundo monitor e ainda reaproveitar algo que você já tem em casa. Infelizmente o programa de host só possui versões compativeis com Mac OS X e Windows. Nada do pinguim por enquanto =(

ATUALIZAÇÃO: Como perguntaram nos comentários, acho que vale a pena dizer que a Avatron também criou uma versão do Air Display para Mac OS X. Dessa maneira você pode usar um segundo computador rodando Mac OS ou Windows como segundo monitor.

O aplicativo de host é um pouco mais caro, U$19,99 e pode ser encontrado na Mac App Store.

Leave a Reply

preload preload preload