jul22

Vai vender cartão de memória? Use essa dica!

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 22/07/2013 às 16:23h

     Já pensou estar tranquilão no sofá navegando pela internet e dar de cara com uma foto nada discreta sua por ae? E pior, que foi tirada por você mesmo, mas nunca postada (não intencionalmente)? Esse tipo de situação (e muitas outras) podem acontecer se você não for uma pessoa cuidadosa.

     Existem dezenas de programas que podem ser utilizados para recuperar pequenos desastres, como problemas num HD ou simplesmente um deslize ao mandar apagar ou formatar algo. Ou seja, nada impede que o novo comprador de seu computador, HD ou cartão de memória tente recuperar os dados que ali haviam, mesmo você tendo apagado e/ ou formato o dispositivo.

     Eu tenho 7 HDs externos em casa, de diferentes capacidades, marcas e modelos. É comum eu ter backup de uma coisa em 3 deles. E um dia, ao mandar formatar um deles, vi (quando já era tarde demais) que mandei apagar algo por engano. Recorri a um desses programas pra recuperar informação apagada, ele ficou algumas horas varrendo o disco e, para a minha surpresa, me trouxe coisas que eu já tinha apagado há muitos anos.

     Já comentei aqui no blog sobre o problema dos cartões microSD da SanDisk. O novo capítulo da novela é que, ao invés de destruir os cartões, eles me pediram pra enviar pra eles. E, sabendo que qualquer um pode recuperar dados apagados, estou fazendo uso de um programa chamado SD Formatter, que tem versões para Windows e Mac e não custa nadinha.

     Esse programa tem uma opção onde ele fica por horas num ciclo de escrita e remoção dos dados no cartão. Só para se ter uma ideia, cada cartão de 64GB ficou 3 horas nesse procedimento. Isso torna quase impossível a recuperação dos dados contidos ali. #FikDik

Leave a Reply

preload preload preload