mar19

Você já notou isso acontecendo no seu telefone?

1 Comentario »Postado por GordoGeek em 19/03/2013 às 11:18h

     Nos últimos dias eu notei algumas coisas estranhas acontecendo nos meus dispositivos, especialmente nos Android e resolvi fazer dois pequenos vídeos pra ver se é só comigo que isso ocorre ou se é algo geral. Usei nos testes o Nexus 7, Galaxy Tab P3100, Galaxy Note N7100 e o Galaxy Note N7000, esses três últimos com o Cyanogenmod 10.1 e o primeiro com o Android 4.2.2 nativo.

     O primeiro caso que gostaria de compartilhar é esse do vídeo acima. Já tem algum tempo que notava que, quando eu mandava atualizar ou instalar algum app na Google Play, se a tela apagasse, o tempo que demoraria pra finalizar o procedimento era maior do que com a tela ligada. Resolvi cronometrar alguns casos, pra ver se era coisa da minha cabeça ou se realmente acontecia e não deu outra: demorava mais mesmo. Alguns comentários deixados no vídeo publicado no Youtube corroboram o problema.

     Lá nas Configurações do Android, na aba de Wi-Fi, eu sempre deixava a opção “Manter Wi-Fi durante inatividade” na opção “Sempre”, justamente pra esse comportamento não acontecer. Porém, mais abaixo, na mesma tela, tem a opção “Otimização de Wi-Fi”, onde eu deixava “Minimizar o uso da bateria quando o Wi-Fi estiver ligado” e esse era o responsável pelo problema. Quando eu desmarquei a opção, os tempos de download se igualaram.

     Caso 2: uma outra coisa que há meses eu tento descobrir o motivo, sem sucesso e que ocorre tanto no iPhone, quando no Android, é um problema na transmissão do bluetooth, seja no carro ou nas caixas de som que tenho em casa (três modelos, de três fabricantes diferentes). Algumas vezes, quando chegam notificações de redes sociais, emails, atualizações de apps, etc. o áudio começa a picotar. Isso me irrita tanto que, quando vou viajar, desativo a rede de dados da operadora.

     Até então, minha maior suspeita era que, quando o aparelho mudasse de ERB (estação rádio base) da operadora, eram feitos alguns ajustes internos nas configurações dos rádios do aparelho e o bluetooth ficaria doido por alguns segundos. No carro, isso até faz mais sentido, mas e em casa, onde os aparelhos ficam parados? Até pode acontecer de trocar de torre assim, mas o risco é bem menor.

     Esse final de semana, eu comecei a transferir um arquivo via Wi-Fi na minha rede interna e notei que ele estava vindo muito lentamente, mesmo com o smartphone perto do roteador e o sinal Wi-Fi no talo. Eu sei que essa transferência leva mais ou menos 2 minutos, porque é um arquivo de update do Cyanogenmod e faço isso quase diariamente. Foi ae que me veio a ideia de desabilitar o bluetooth e a transferência voltou a ficar rápida. #FikDik

     Se alguém souber o real motivo dessa lentidão ou se tem alguma coisa pra melhorar ou quem sabe, eliminar de vez o problema, por favor poste ae nos comentários. Pelo que também vi nos comentários deixados no Youtube, isso é bem comum e não apenas no Android.

Leave a Reply

preload preload preload